quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Coelho engraçado

Por mais que me esforce, por mais que me expliquem, esta relação do coelho com a páscoa é-me estranha...
Mas, como manda a tradição que haja coelhos, cá está um que, enfim, pode servir para a páscoa, se quiserem...



3 comentários:

  1. Gostei sim!
    esta vou usar. Genial mesmo!!!
    Antónia. BJ

    ResponderEliminar
  2. Olá Alda!
    Na Escolinha da Kika já se ouvem as suas canções - o nosso próximo desafio é aprender a tocar guitarra para acompanhá-las. Obrigada pelas suas partilhas, que enriquecem as nossas salas!
    Já agora, em relação ao coelho da Páscoa, nós este ano colocámos a mesma questão em relação ao coelho, e quando descobrimos a resposta partilhámos com os pais. Cá vai:
    "O porquê do coelho e dos ovos de Páscoa


    Na Páscoa, a celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo serve como um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo. Contudo, esta é uma época também marcada pela oferta de ovos dos mais diferentes tamanhos e feitios, que seriam simbolicamente oferecidos por um Coelho. Porquê?
    A resposta remonta até bem antes do próprio cristianismo, no tempo em que vários povos antigos espalhados no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, faziam do ovo um presente bastante comum. Em geral, esse tipo de oferenda tinha lugar acontecia quando os fenómenos naturais anunciavam a chegada da primavera. Já nestas culturas os ovos eram pintados com algumas gravuras que representavam alguns elementos naturais, costume que ainda se manteve vivo entre as populações que habitavam a Europa durante a Idade Média.
    Muitos destes povos prestavam culto a Ostera, a deusa da Primavera, cujas representações mais comuns se encontravam sob a figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre estes povos.
    A entrada destes símbolos para o conjunto de festividades cristãs aconteceu por meio da adaptação de algumas antigas tradições e símbolos religiosos a eventos cristãos. A partir de então passou a observar-se também a pintura de vários ovos com imagens de Jesus Cristo e da Virgem Maria.
    No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Até que se chegasse ao famoso ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano e, aqui, do cacau. Apenas duzentos anos mais tarde, os chefes franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. "

    Continuação de um bom trabalho,
    Vera Gaspar

    ResponderEliminar

Se gostou, deixe um comentário antes de sair. Muito Obrigada